quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Valle Nevado & Farellones

No coração da região dos Andes, bem perto da cidade de Santiago, esta a maior estação de esqui da América do Sul e provavelmente o mais moderno do Chile. Valle Nevado está 3.205 metros sobre o nível do mar e tem 9.000 hectares de superfície esquiável, distribuídas em 31 kilometros de pistas. Aberto durante o ano todo, este resort de montanha foi inaugurado em 1988 e forma com as estações El Colorado e La Parva, a região conhecida como "os três vales dos Andes" com 10.700 hectares de terreno esquiável e 107 kilometros de pistas. Neve em pó, 34 pistas e pendentes preparadas com um desnível que alcança os 810 metros e terminam nos maravilhosos prados andinos e áreas fora de pista com excelente neve virgem. Vale Nevado é um lugar ideal para esquiar e praticar snowboard.


Temporada de Inverno
A primeira dica, e a mais óbvia, é se programar para visitar a estação de esqui durante a temporada de inverno. Normalmente, ela acontece de junho a setembro, tendo mais força (e mais neve) entre julho e agosto. Na temporada de 2016, por exemplo, as pistas abriram duas semanas antes do previsto. E há chances de elas ficarem abertas por mais tempo, mesmo depois que os hotéis fecharem, no dia 22 de setembro. Por isso fique de olho!

Sobre o Valle Nevado - Localizado a cerca de 60km de Santiago a partir do aeroporto, a estação possui três hotéis - Tres Puntas, Puerta del Sol e Valle Nevado -, respectivamente divididos em três, quatro e cinco estrelas, além de seis restaurantes, seis bares e pubs, 44 pistas para esqui ou snowboard, 17 teleféricos, lojas e apartamentos residenciais. Descubra os Andes.


Farellones

História de Farellones

Avenida Los Cóndores em 1950
A história de Farellones como centro de esqui começa em 1931, quando alguns membros do Ski Club Chile, que na época esquiam em Lo Valdés - Cajón del Maipo, exploraram vales em busca de pistas nevadas que lhes permitiram praticar este esporte mais perto de Santiago .
Assim, em 1932, seguindo a estrada para a mina de La Disputada em Las Condes, eles entraram na bacia do rio Mapocho até encontrarem este lugar que tinha as características ideais para esquiar e que também ofereceu uma paisagem espetacular. Don Francisco "Pancho" Guerrero, precursor do clube, nomeou o local Farellones.
Os esquiadores daquela primeira vez chegaram em caminhões até a localidade intermediária de Burning Corral, a cerca de 15 quilômetros de Santiago. Lá eles costumavam passar a noite para sair no início do dia, caminhando ou atrás de um burro, e depois de três horas de esforço, chegaram à Esplanade de Farellones.
Em 1934, a idéia de ter um caminho que foi direto para Farellones começou a tomar conta, uma iniciativa que teve a participação chave do Sr. Agustín Edwards, que através de seus altos contactos conseguiu iniciar a construção da estrada desejada dois anos depois.
Em 1935 já havia o refúgio da Universidade do Chile e vários refúgios privados. Então, em 1938, o primeiro hotel de esqui, La Posada de Farellones, construído e administrado pelo Sr. Antonio Padrós.
Finalmente, na ponta de uma pá e pilar, em 1939 foi inaugurada a seção que conectou Corral Quemado com Farellones. No mesmo ano, a primeira linha de vida também foi instalada, comprada pelos membros do Ski Club Chile.
Com estes primeiros trabalhos de infra-estrutura rodoviária, alojamento e hotéis, iniciou o desenvolvimento do que seria a primeira cidade de montanha no Chile. Posteriormente, os setores de El Colorado e La Parva foram estabelecidos. Finalmente, em 1987, o complexo Valle Nevado foi construído por um grupo francês.
Juntamente com o crescimento da infraestrutura esportiva e o número de esquiadores, outras instituições e entidades associadas ao esqui foram desenvolvidas ao mesmo tempo, como patrulhas de esqui do Chile criadas em 1941, a Federação de Esqui e Escalada do Chile fundada em 1942 e mais Mais tarde surgiu o estabelecimento de serviços públicos municipais, o Colegio de Farellones (1970), a Posta de Farellones e outros serviços de apoio à comunidade.
Hoje, a Farellones faz parte do maior centro de esqui do Chile, um complexo que também oferece a maior área skiable da América do Sul com 119 faixas e 43 elevadores de esqui. Todos os anos, mais de 500 mil visitantes são recebidos com capacidade de alojamento de 1.354 camas, gerando renda estimada de 50 milhões de dólares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário