![]() |
Troca de Guarda |
Em 1908, foi criada a Escola Carabineros do Exército do Chile, que é designada como uma das suas primeiras missões para cobrir o "Guarda do Palácio do Governo", uma função que tinha até 1927, quando se separou do Exército para formar o Corpo de Carabineros do Chile.
Criação do Esquadrão de metralhadora
Em 1932, o presidente Arturo Alessandri Palma estabeleceu que a função de guarda do Palácio Presidencial era claramente a competência policial, pelo qual ele entregava esta missão exclusivamente ao recém formado Corpo Carabinero Chileno. Assim, em Carabineros a função foi reservada para o esquadrão de metralhadoras. A unidade era composta por um capitão, quatro tenentes e aproximadamente 200 policiais.
![]() |
Troca de Guarda |
Desde aquele ano, essa responsabilidade foi desenvolvida ininterruptamente pela polícia uniformizada do Chile. Deve-se notar que, em 1961, começaram a usar, no uniforme da guarda, um guarda-roupa semelhante ao dos outros carabineros, razão pela qual a Guarda não diferia muito dos seus Carabineros como era antes.
Em 1973, por ocasião da greve militar em 11 de setembro desse mesmo ano, o presidente Salvador Allende ordenou à Guarda retirar-se do site, para proteger a integridade de seu pessoal. O guarda obedeceu à ordem, no entanto, alguns uniformizados participaram de uma maneira particular na defesa do Palácio.
Em 2001, a chegada das equipes femininas à unidade foi confirmada e, em 2005, o uniforme mudou para um inspirado pelos trajes ocupados pelos primeiros carabineros em 1927, a fim de resgatar as tradições da guarda do palácio e diferenciá-lo da outras unidades da instituição, dado o seu trabalho especial. Em 2012, o Esquadrão Montado da Guarda do Palácio foi fundado, eles usaram os uniformes de carabineros montados nos anos 30.
Nenhum comentário:
Postar um comentário