segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

San Jose Del Maipo

San José de Maipo foi fundado como Villa por ordem de Ambrosio O'Higgins em 1792. O Governador do Chile e o futuro vice-rei do Peru consideraram necessário dar à Villa o status de uma forma de apoiar as operações de mineração que ocorreram em a área de San Pedro Nolasco.
Durante o século XIX, a área é o cenário de vários eventos importantes para a independência do Chile, pois, pela sua estreita comunicação com a Argentina, o Passo de Portillo foi utilizado por uma coluna do Exército dos Andes, sob o comando do capitão José León Lemos, conseguindo bater em retiro para a guarda realista de San Gabriel. Ele alcançou seu objetivo de distrair e consertar as tropas de Marcó del Pont e impedir que ele se movesse para o norte, para evitar o cruzamento da maior parte do exército patriota, em Putaendo. Mais tarde, foi unido à espessura do exército, comandado pelo general San Martin. No final do s. XIX começa a exploração de minerais na área.

Durante o século XX, a comuna é muito importante para a cidade de Santiago, uma vez que a primeira central hidroeléctrica da zona é construída lá (The Maitenes), além de construir um aqueduto que fornece água potável para a cidade para dos glacios andinos. Uma ferrovia também é construída, de bitola estreita (ou montanha), de Puente Alto a El Volcán, que ainda pode ver um túnel e pontes construídas para esse fim.

Devido à pureza do seu ar e à sua altitude acima do nível do mar, foi construído um hospital especializado em pacientes respiratórios de todo o Chile, principalmente para aliviar a Tuberculose, uma doença incurável e mortal durante esse período (início do século 20).
No final do século, tornou-se um pólo de desenvolvimento para o ecoturismo, graças ao seu grande rio, que é muito adequado para a prática do rafting...

Nenhum comentário:

Postar um comentário